Eduardo Paes inaugura novo Sambódromo do Rio

18/02/2012 01:17

Eduardo Paes inaugura novo Sambódromo do Rio

O prefeito esteve na Marquês de Sapucaí para inaugurar o espaço que se encontrava em obras. O arquiteto Oscar Niemeyer também esteve presente

No domingo (12), o prefeito Eduardo Paes, acompanhado do arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurou o Sambódromo do Rio. O novo Sambódromo segue o projeto original do arquiteto e conta agora com sistema de sonorização renovado, além da capacidade de público ampliada. Os quatro novos conjuntos de arquibancadas, frisas e camarotes oferecerão 12.500 lugares a mais. O espaço terá finalmente o traçado projetado pelo arquiteto há quase 30 anos, equilibrando os dois lados da Sapucaí como se fosse um espelho.

Em 2016, a Passarela do Samba - palco da maior festa popular do planeta, o carnaval - abrigará a prova máxima das olimpíadas - a Maratona -, além das competições de tiro com arco nas categorias olímpica e paraolímpica. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, também acompanhou a cerimônia.

Para marcar o evento, Paes deu a largada à “Corre Aí na Sapucaí”, prova de 5,5 km que teve entre os corredores o medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze em Atenas em 2004. Durante a prova, sambas-enredo antigos e atuais embalaram o público. Às 19h30 baianas fizeram a lavagem da pista oficializando a entrega da Sapucaí aos cariocas e a abertura da Avenida para o Carnaval 2012. Em seguida, a Beija-Flor entrou na Sapucaí para encerrar os ensaios técnicos com direito a teste de luz e som do novo Sambódromo.

iG Rio de Janeiro | 13/02/2012 17:14