Sede de federação comercial, Porto Alegre
Platôs artificiais servirão de barreira contra alagamento
Está prevista para 2013 a construção de parte do grandioso complexo do sistema Fecomércio do Rio Grande do Sul, em zona de expansão urbana da capital gaúcha, próximo do futuro novo estádio do Grêmio e do aeroporto.
Composto por três núcleos de execução sequencial - administrativo, educacional (Senac) e de eventos (Sesc) -, seu partido arquitetônico é o de platôs artificiais que elevam o térreo do empreendimento a oito metros do solo.
Como o lote pertence à área alagável do rio Gravataí, os arquitetos do Estúdio 41, de Curitiba, utilizaram o embasamento do conjunto para a implantação das zonas de baixa permanência, as garagens e os serviços.
Esse foi um dos motivos da vitória do projeto concebido por Dario Corrêa Durce, Emerson Vidigal, Eron Costin, Fábio Henrique Faria e João Gabriel Cordeiro no concurso público nacional de ideias organizado pelo IAB/RS em 2011.
Mas o diferencial em relação a outros premiados é a constituição bem marcada dos platôs que deverão formar cada núcleo do programa.