Recém-inaugurado, estádio polonês para a Eurocopa de 2012 conta com cobertura móvel

02/02/2012 23:13

 

1/Fevereiro/2012

Recém-inaugurado, estádio polonês para a Eurocopa de 2012 conta com cobertura móvel

Arena para 55 mil pessoas também se destaca pela fachada de membrana transparente


Mauricio Lima
 

 

O Estádio Nacional da Polônia, localizado na capital do país, Varsóvia, recebeu o seu primeiro evento na última segunda-feira (30). Com capacidade para 55 mil pessoas, a arena foi construída para a Eurocopa de Futebol de 2012, que será realizada na Polônia e na Ucrânia. A construção chama a atenção pela camada externa de membrana transparente e de vidro, que é iluminada durante a noite nas cores vermelha e branca, da bandeira da Polônia, e pela cobertura móvel de membrana tensionada. O projeto de arquitetura é dos escritórios J.S.K. Architekci, da polônia e dos alemães do von Gerkan, Marg und Partner (GMP).

 

Divulgação: Warsaw National Stadium
Fachada é iluminada nas cores da bandeira da Polônia

 

O novo estádio foi construído no exato local onde ficava o Estádio do 10º Aniversário, que foi construído 10 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1955. Um dos requisitos do governo polonês foi que a topografia do terreno não sofresse grandes intervenções. Para isso, os arquitetos projetaram o gramado do estádio cerca de 8 m mais alto que o antigo, para que fosse possível a construção de quatro pavimentos no subsolo, sendo que só dois deles tiveram que ser escavados.

A construção foi realizada pela construtora austríaca Alpine. A parte interna, onde ficam as arquibancadas e instalações do estádio, foi construída em concreto. A arena conta com 12 escadarias, que foram construídas com fôrmas deslizantes, para acelerar o processo. Para as arquibancadas foram utilizadas peças pré-moldadas de concreto.

Já a estrutura para a fachada foi construída em aço, mesclando-se com a estrutura da cobertura. Inicialmente, foram instaladas várias colunas verticais no entorno do estádio, que chegam até a altura máxima das arquibancadas. Sobre essa estrutura inicial, foram colocadas novas colunas, inclinadas, que servirão de suporte para os cabos de aço que seguram a cobertura. A membrana da fachada é conectada a uma estrutura secundária, que liga a estrutura da cobertura ao chão.

A cobertura é um dos principais destaques da obra. O estádio contará com duas partes de cobertura: a móvel, que cobrirá o centro do campo em caso de chuva ou neve; e uma permanente sobre as arquibancadas. A cobertura será de membrana tensionada revestida com teflon que ficará sobre uma série de arcos metálicos, sustentados pelos cabos de aço. Os cabos sustentam também a estrutura central, que conta com os telões e com a parte móvel da cobertura.

 

Divulgação: Warsaw National Stadium
Arena foi construída no terreno do antigo Estádio do 10º Aniversário

 

 

Divulgação: Warsaw National Stadium
Estádio tem capacidade para 55 mil pessoas

 

 

Divulgação: Warsaw National Stadium
Estrutura central é segura por cabos de aço

 

 

Divulgação: Warsaw National Stadium
Arquibancadas foram construídas com concreto pré-moldado

 

 

Divulgação: Warsaw National Stadium
Cabos de aço sustentam a cobertura

 

Divulgação: Warsaw National Stadium
Estrutura de aço dá suporte à estrutura da cobertura

 

  Arquitetura < Home